Pular para o conteúdo principal

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé





A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo, uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação, que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento. A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel.

Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precisa saber como fazer parte daquela rede social que é do seu interesse e, para isso, é necessário ser aceito pelas pessoas que fazem parte destas redes. O que tem valor é o que o homem consegue produzir de conhecimento que possa ser do interesse dos seus pares e, partilhado nas redes. O homem precisa saber fazer acordos, parcerias, links e, ser capaz de analisar e interpretar dados, porque os dados estão disponíveis nos bancos de dados na internet. O que é valioso na sociedade do conhecimento é a capacidade que o homem tem de análise e interpretação crítica desses dados para solucionar problemas da vida real.

Viviane Mosé, afirma que o principal benefício das redes é a revolução da memória porque a educação de séculos passados teve como objetivo a memorização de fórmulas, datas, textos, etc. Hoje, além de ter a memória gravada em um dispositivo como o pendrive, com a internet o homem tem acesso a um grande número de dados, bibliotecas, textos, nas nuvens (cloud). Por isso, não cabe mais à educação exigir que o estudante administre conteúdos, decore datas e fórmulas, porque esses dados estão em abundância na internet. O que a educação precisa fazer nos dias de hoje, é desenvolver o raciocínio, o pensamento crítico e, a análise e interpretação de dados.

Nesse sentido, o estudante precisa ter tempo e espaço para ler, pensar e, escrever sobre o que pensou, pois o ser humano nunca teve tanto valor como nos dias de hoje. Há trinta anos atrás, na sociedade industrial (SARAIVA; VEIGA-NETO, 2009) o que agregava valor à uma empresa era a quantidade de máquinas que a empresa possuía, quanto mais máquinas, mais produção e, mais lucro para o empresário. Na sociedade do conhecimento, o ser humano tem valor, quanto mais talentos uma empresa conquistar, mais sucesso terá nos negócios. No entanto, Viviane Mosé afirma que, “para desenvolver um talento faz-se necessário criatividade e, pra isso o homem precisa de liberdade. Estas necessidades da sociedade do conhecimento, estão mudando as estruturas das empresas, dos governos e, das escolas.

Viviane Mosé afirma que a “a sociedade do conhecimento é sinônimo de rede, só é sociedade do conhecimento por causa das novas mídias digitais”. 

Após a fala da filósofa percebe-se o quanto é importante, nós como educadores, estarmos atentos a estas mudanças na sociedade porque precisamos sair de um contexto paradigmático tradicional, somente da leitura e escrita, para o contexto cibercultural, onde os sujeitos podem e, é esperado que esse sujeito colabore, contribua, construa novos saberes em interação com o outro e em rede. 
[]s
Cristiane Koehler. 

Comentários

  1. Você foi rápida. Adorei o texto e o blog. Gostei muito das colocações da filósofa. Só fico um pouco receosa quando ela fala conhecimento, no lugar da informação.
    Ela diz que o conhecimento está sendo produzido a todo momento e partilhado na Internet. Depende do que ela considera conhecimento.
    Ela é muito otimista em relação a internet, a contemporaneidade. isso é ótimo. Comprei o livro dela e vou ler primeiro para saber mais a respeito. Obrigada pela "indicação de leitura"

    ResponderExcluir
  2. Oi Deise, tudo bem ? :) Fico feliz com o teu comentário, porque a opinião de vocês é muito importante. As colocações da filósofa Viviane Mosé leva-nos a pensar em uma educação diferente. Não existe mais espaço para um modelo pronto de educação porque o que pode ser aplicado em um contexto, poderá ou não, ser aplicado em outros contextos. Precisamos pensar juntos, sinta-se convidada :) Abs. Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.