Pular para o conteúdo principal

Educação a Distância x Educação Online



A educação a distância cresce a olhos vistos no país inteiro e a preocupação que temos é a qualidade dos cursos ofertados e a avaliação da aprendizagem dos estudantes. Uma notícia publicada no site http://www.acheseucurso.com.br/margem-de-lucro-em-ead-chega-a-82-por-cento.aspx, no dia 21/08/2012, tem como manchete: "Educação a distância dá margem de lucro de até 82% às grandes instituições" e esta mesma notícia informa que "apesar da diferença no preço com relação aos cursos presenciais (mensalidade da EAD chega a ser até 60% menor), as instituições indicam que a EAD supera expectativas e querem investir mais na área".

Penso que, como professora e pesquisadora da linha de pesquisa: Ambientes informatizados e ensino a distância, tenho de estar preocupada com a divulgação desta notícia. Faz-se necessário a discussão sobre a qualidade destes cursos, em todos os aspectos, mas principalmente, os estudantes egressos estão aprendendo ?

Muitos dos cursos ofertados, não são conduzidos de forma que garantam a qualidade mínima ... 

Recentemente, assisti a palestra do Prof Marco Silva (UERJ), onde foram apresentados vários conceitos e  muitas indagações referentes ao modelo atual de ensino a distância desenvolvido no Brasil. Em seus livros e nesta palestra, o Prof Marcos Silva faz um paralelo entre os conceitos de Educação a Distância e Educação Online muito interessante. Educação a Distância é diferente de Educação Online. Tutoria reativa é diferente de Tutoria Pedagógica. Design instrucional é diferente de Design pedagógico ...

Precisamos ter em mente que a avaliação da aprendizagem na sala de aula online requer rupturas com o modelo tradicional de avaliação historicamente enraizado na sala de aula presencial. 

E é sobre este assunto que estarei escrevendo aqui nesse blog.

Vamos lá !!!!


Comentários

  1. Olá, Cristiane. Fez um belo trabalho no seu blog. E é bastante útil para a nossa formação na Universidade Aberta. Parabéns pelo excelente trabalho. Abraços, Isabel Morais

    ResponderExcluir
  2. Oi Isabel, que bom que gostaste do Blog pois este espaço foi pensado para ser um espaço de discussão sobre as questões de pesquisa da tese de doutorado que está em andamento. É aqui que tenho compartilhado as minhas dúvidas, certezas, reflexões sobre o tema. Conto contigo para discutirmos as questões que envolvem a educação online e avaliação da aprendizagem na educação online. Que tal ? participe da nossa discussão ... grande abraço, Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.