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Educação Online Interativa


Este texto mostra o início de uma análise crítica e comentada da Palestra apresentada pelo Prof Marco Silva (UERJ), no 1o semestre de 2012, aos professores da graduação a distância da Unisinos.

A apresentação teve início com dados estatísticos sobre o crescimento da oferta de cursos na modalidade a distância, em todo o nosso país. Essa é a questão que está levando muitos estudiosos a dedicarem o seu tempo de pesquisa, pois esta oferta de cursos tem aumentado consideravelmente e a necessidade de se pensar sobre o que é a Educação a Distância, a Educação Online, os modelos pedagógicos, as ferramentas de interação, as metodologias de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, tornam-se cada dia mais uma peça fundamental para que possa garantir-se a qualidade destes cursos. 

Quando fala-se em interações na educação a distância, essa palavra tem um significado muito importante para a aprendizagem, e ao meu ver, pouco valorizada. As interações em um ambiente virtual de aprendizagem precisam ser articuladas entre emissor e receptor, nesse caso entre professor-estudante ou estudante-estudante. Mas o que é uma interação articulada ? É uma interação onde apresenta-se um enunciado e apresentam-se mensagens em resposta a este enunciado e outras mensagens em resposta à primeira mensagem.  No entanto, o que espera-se das interações para que estas possam contribuir para a aprendizagem é a interação colaborativa ou interativa. Estas interações acontecem entre todos os envolvidos na emissão da mensagem, isto é, emissor e receptores comentam a mensagem inicial, e todos comentam as mensagens de todos, emissores e receptores. Na verdade, todos tornam-se emissores e receptores, independentemente de quem é professor ou estudante. 

E é nesta situação prática que o Prof Marco Silva consegue fazer um quadro comparativo entre o que é Educação a Distância e Educação Online, apresentado na Figura 1: 



Figura 1. Educação a Distância x Educação Online (Silva, 2011)

Observa-se que a  comparação entre Educação a Distância e Educação Online foi realizada tendo como base os aspectos de desenho didático, tecnologias da informação e  comunicação, pedagogia, mediação da aprendizagem e avaliação da aprendizagem. 

É muito nítido que a Educação a Distância preserva o paradigma tradicional de ensino e aprendizagem, onde o "professor sabe tudo" sendo o detentor do conhecimento e o estudante "não sabe nada", tendo que "absorver" tudo o que é "ensinado" pelo professor. 

E na Educação Online vemos um novo paradigma educacional apresentado, onde o professor  deixa de ser o centro das atenções e o estudante passa a ser mais ativo, participativo, colaborativo, com o seu processo de aprendizagem, onde professor e estudante aprendem juntos e em comunhão com os seus pares. 

É neste contexto que pretendo discutir os conceitos apresentados: Educação Online e Avaliação da Aprendizagem na Educação Online.

Continuamos aqui ? 

Referências

Silva, M.; Santos, E.(orgs) Avaliação da Aprendizagem em Educação Online - fundamentos, interfaces e dispositivos e relatos de experiência. 2a edição. São Paulo: Ed. Loyola, 2011. 

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo, Cristiane Koehler! Muito bem articulado, claro, elucidativo e didático! Abraço Eliana Figueroa

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  2. Oi Eliana tudo bem ? bom que gostaste do texto e te convido para continuarmos as reflexões e discutirmos sobre o tema, o que achas ? []s Cristiane Koehler.

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