Para iniciarmos as reflexões, apresento o texto dos Referenciais de Qualidade da EaD - publicado pelo MEC - em 2007:
"Na educação a distância, o modelo de avaliação da aprendizagem deve ajudar o estudante a desenvolver graus mais complexos de competências cognitivas, habilidades e atitudes, possibilitando-lhe alcançar os objetivos propostos. Para tanto, esta avaliação deve comportar um processo contínuo, para verificar constantemente o progresso dos estudantes e estimulá-los a serem ativos na construção do conhecimento. Desse modo, devem ser articulados mecanismos que promovam o permanente acompanhamento dos estudantes, no intuito de identificar eventuais dificuldades na aprendizagem e saná-las ainda durante o processo de ensino-aprendizagem.
As avaliações da aprendizagem do estudante devem ser compostas de avaliações a distância e avaliações presenciais, sendo estas últimas cercadas das precauções de segurança e controle de freqüência, zelando pela confiabilidade e credibilidade dos resultados. Neste ponto, é importante destacar o disposto no Decreto 5.622, de 19/12/2005, que estabelece obrigatoriedade e prevalência das avaliações presenciais sobre outras formas de avaliação. Também é oportuno destacar, no âmbito do referido decreto, que o planejamento dos momentos presenciais obrigatórios devem estar claramente definidos, assim como os estágios obrigatórios previstos em lei, defesa de trabalhos de conclusão de curso e atividades relacionadas a laboratório de ensino, quando for o caso."
A pesquisa sobre avaliação na educação online precisa discutir um ponto muito importante que é:
- Como os estudantes aprendem em interação com as tecnologias ? e ainda,
- Como aprendem a distância e online ?
- Como os estudantes aprendem em interação com as tecnologias ? e ainda,
- Como aprendem a distância e online ?
Penso que precisamos ter estas compreensões para depois pensarmos em como avaliar a aprendizagem online.
Atualmente, no contexto da EaD, encontramos cursos com testes de múltipla escolha, quizzes, participação em fóruns de discussão no Moodle, entrega de trabalhos na formato de envio de arquivos. Mas encontramos poucas propostas baseadas no desenvolvimento de trabalhos colaborativos.
Continuamos a pensar.
[]s
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