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Por uma Educação Menos a Distância e Mais Online - parte 1


Fonte elaborada pelo autor. 

É de conhecimento de todos que a Educação a Distância (EaD) tem crescido no Brasil e no mundo. Muitas ferramentas, ambientes virtuais, e estratégias pedagógicas estão sendo discutidas, desenvolvidas e implantadas para atender a esta demanda crescente que tem como estudantes, tanto pessoas com idade acima de 30 anos, quanto jovens recém formados no ensino médio. 

Mas como atender a um público tão heterogêneo ? Essa é uma preocupação das salas de aula presenciais, que também, está invadindo as salas de aula online. 

A aprendizagem dos estudantes, a avaliação desta aprendizagem e a mediação pedagógica por parte dos professores e professores tutores, são fatores importantes a serem considerados quando se trata da qualidade de um curso a distância.

Neste texto, pretendo discutir alguns conceitos que, na minha opinião, estão equivocados no cenário da EaD brasileira. São eles: 

- a concepção de "educação a distância"
- a concepção de  "professor autor" ou também chamado de "professor-formador"
- a concepção de  "professor tutor" ou também chamado de "tutor a distância"
- a concepção de  "avaliação da aprendizagem" entre outras.

A partir destas reflexões, pretendo discutir uma nova abordagem para a EaD, com base em autores reconhecidos nacional, e internacionalmente.

Os conceitos discutidos têm relação com outros conceitos importantes como: online (virtual, ciberespaço, cibercultura, comunicação, mediação), educação online, espaço digital de aprendizagem, mediação pedagógica, interação, interatividade, colaboração e cooperação.


Percebo que um dos desafios que temos é deixar de usarmos os ambientes virtuais apenas como "repositórios de conteúdos" e que possamos pensar em um ambiente que proporcione a aprendizagem em rede, cada vez mais colaborativa e com acesso às ferramentas da Web 2.0, 3.0, 4.0 ... 


Questão norteadora da pesquisa: 

Como avaliar a aprendizagem dos estudantes virtuais ? 

Porque da forma como está posto nos dias de hoje (conforme Referenciais de Qualidade da Educação a Distância do MEC), na minha opinião, não avalia se o estudante realmente aprendeu ou não. 

Por esta e outras questões, é que inicio a partir de hoje, esta discussão aqui no Blog Pensar Educação Online. 

Vamos lá ? Quem me acompanha ? 
[]s

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