Curso: Redes Sociais na Educação
Módulo 1 (de 24/06 a 08/07):
- sociedade em rede, sociedade do conhecimento
- cultura digital
- sociedade industrial x sociedade em rede
- aprender na cultura digital
- mídias sociais
- redes sociais
Metodologia de ensino:
- leitura de artigos
- visualização de vídeos no Youtube
- discussão assíncrona no fórum da semana
- discussão síncrona sobre o módulo 1
Metodologia de avaliação:
1) construção de um cenário de aprendizagem na Web, onde os estudantes precisam mostrar conhecimento sobre o tema em questão desenvolvendo um projeto de aplicação das Redes Sociais em contexto educativo. O cenário de aprendizagem pode ser apresentado em uma (1) das seguintes ferramentas:
- texto coletivo no Pbworks,
- apresentação visual no Prezi,
- vídeo no Youtube,
- mapa conceitual no CmapTools
- mapa mental no Xmind
2) criação de perfil nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+
3) interação, colaboração e cooperação entre os estudantes a partir do uso do cenário de aprendizagem de cada e das redes sociais.
Atividade (apenas uma) a ser realizada até o final desse Módulo:
Atividade 1:
- Assistir ao vídeo "Network Theories of Power - Manuel Castells" disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=skcUYhRaEas.
- Elaborar uma apresentação visual (utilizando o Prezi) que mostre os conceitos principais e uma análise pessoal do que foi tratado no vídeo.
- Publicá-la no fórum de discussão da semana.
Atividade 2:
- Ler o texto "Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento" disponível no link: http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=13138&chapterid=10740.
- Elaborar um resumo do texto lido e publicá-lo no seu Blog com uma percepção sua sobre os conceitos apresentados.
Atividade 3:
- Pesquisar na Web os descritores: "Sociedade da Informação", "Sociedade do Conhecimento" e "Sociedade em Rede".
- Elaborar um mapa mental no Xmind e compartilhá-lo no seu perfil do Twitter.
Atividade 4:
- Escolher um dos textos indicados para leitura nas referências bibliográficas para leitura.
- Elaborar uma apresentação em Power Point e compartilhá-la no fórum de discussão da semana.
Referências Bibliográficas:
Atividade (apenas uma) a ser realizada até o final desse Módulo:
Atividade 1:
- Assistir ao vídeo "Network Theories of Power - Manuel Castells" disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=skcUYhRaEas.
- Elaborar uma apresentação visual (utilizando o Prezi) que mostre os conceitos principais e uma análise pessoal do que foi tratado no vídeo.
- Publicá-la no fórum de discussão da semana.
Atividade 2:
- Ler o texto "Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento" disponível no link: http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=13138&chapterid=10740.
- Elaborar um resumo do texto lido e publicá-lo no seu Blog com uma percepção sua sobre os conceitos apresentados.
Atividade 3:
- Pesquisar na Web os descritores: "Sociedade da Informação", "Sociedade do Conhecimento" e "Sociedade em Rede".
- Elaborar um mapa mental no Xmind e compartilhá-lo no seu perfil do Twitter.
Atividade 4:
- Escolher um dos textos indicados para leitura nas referências bibliográficas para leitura.
- Elaborar uma apresentação em Power Point e compartilhá-la no fórum de discussão da semana.
Referências Bibliográficas:
Bona, A.S.D.; Fagundes, L.C; Basso, M.V.A. (2012)
Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática.
Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 10 Nº 3, dezembro, 2012. Disponível
no endereço eletrônico: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/12b-aline.pdf,
com acesso em 26 dez 2012.
Castells, Manuel. (1999) A Sociedade em Rede. A era da
informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. Ed. São Paulo: Paz e Terra,
1999.
Facebook para educadores. Disponível no endereço
eletrônico: http://www.youblisher.com/p/165822-FACEBOOK-PARA-EDUCADORES-TRADUCAO/,
com acesso em 26 dez 2012.
Freire, P. (1996)
Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª ed.
São Paulo:Paz e Terra, 1996.
Lévy, Pierre. (1999) Cibercultura. (Trad. Carlos
Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 1999.
Piaget, J. (1973) Estudos Sociológicos. Rio de
Janeiro: Forense, 1973.
Primo, Alex.
(2003) Interação Mediada por
Computador: a comunicação e a educação a
distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de
Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. PGIE/UFRGS.
Silva, Marco A.
(2010) Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica,
internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade, cidadania. São Paulo:
Edições Loyola. 5ª edição.
Tapscott, Don.
(2010) A Hora da Geração Digital – como os jovens que cresceram usando a
internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Trad. De Marcello Lino.
Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.
Teixeira,
Adriano Canabarro. (2010) Inclusão Digital – Novas Perspectivas para a
Informática Educativa. Ijuí: Editora Unijuí. 2010.
Veen, Wim &
Vrakking, Ben. (2009) Homo Zappiens: educando na era digital. (Tradução
Vinicius Figueira). Porto Alegre: Artmed, 2009.
Comentários
Postar um comentário