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Guia Didática 2: Estilos de Aprendizagem e as Tecnologias !


Curso: Redes Sociais na Educação 

Módulo 1 (de 24/06 a 08/07): 
- sociedade em rede, sociedade do conhecimento
- cultura digital
- sociedade industrial x sociedade em rede
- aprender na cultura digital
- mídias sociais
- redes sociais

Metodologia de ensino: 
- leitura de artigos
- visualização de vídeos no Youtube
- discussão assíncrona no fórum da semana
- discussão síncrona sobre o módulo 1

Metodologia de avaliação:
1) construção de um cenário de aprendizagem na Web, onde os estudantes precisam mostrar conhecimento sobre o tema em questão desenvolvendo um projeto de aplicação das Redes Sociais em contexto educativo. O cenário de aprendizagem pode ser apresentado em uma (1) das seguintes ferramentas:

- postagens em um Blog,
- texto coletivo no Pbworks, 
- apresentação visual no Prezi,
- vídeo no Youtube,
- mapa conceitual no CmapTools
- mapa mental no Xmind

2) criação de perfil nas redes sociais: Facebook, Twitter e Google+

3) interação, colaboração e cooperação entre os estudantes a partir do uso do cenário de aprendizagem de cada e das redes sociais.

Atividade (apenas uma) a ser realizada até o final desse Módulo:

Atividade 1:
- Assistir ao vídeo "Network Theories of Power - Manuel Castells" disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=skcUYhRaEas.

- Elaborar uma apresentação visual (utilizando o Prezi) que mostre os conceitos principais e uma análise pessoal do que foi tratado no vídeo.

- Publicá-la no fórum de discussão da semana.


Atividade 2:
- Ler o texto "Sociedade da Informação x Sociedade do Conhecimento" disponível no link:  http://www.moodle.ufba.br/mod/book/view.php?id=13138&chapterid=10740.

- Elaborar um resumo do texto lido e publicá-lo no seu Blog com uma percepção sua sobre os conceitos apresentados.


Atividade 3:
- Pesquisar na Web os descritores: "Sociedade da Informação", "Sociedade do Conhecimento" e "Sociedade em Rede".

- Elaborar um mapa mental no Xmind e compartilhá-lo no seu perfil do Twitter.

Atividade 4:
- Escolher um dos textos indicados para leitura nas referências bibliográficas para leitura.

- Elaborar uma apresentação em Power Point e compartilhá-la no fórum de discussão da semana.


Referências Bibliográficas:
Bona, A.S.D.; Fagundes, L.C; Basso, M.V.A. (2012) Facebook: um possível espaço digital de aprendizagem cooperativa da Matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação. V. 10 Nº 3, dezembro, 2012. Disponível no endereço eletrônico: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/12b-aline.pdf, com acesso em 26 dez 2012.

Castells, Manuel. (1999) A Sociedade em Rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol. 1. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Facebook para educadores. Disponível no endereço eletrônico: http://www.youblisher.com/p/165822-FACEBOOK-PARA-EDUCADORES-TRADUCAO/, com acesso em 26 dez 2012.

Freire, P. (1996)  Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22ª ed. São Paulo:Paz e Terra, 1996.

Lévy, Pierre. (1999) Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 1999.

Piaget, J. (1973) Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

Primo, Alex. (2003) Interação Mediada por Computador:  a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. PGIE/UFRGS.

Silva, Marco A. (2010) Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica, internet, tecnologias digitais, arte, mercado, sociedade, cidadania. São Paulo: Edições Loyola. 5ª edição.

Tapscott, Don. (2010) A Hora da Geração Digital – como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos. Trad. De Marcello Lino. Rio de Janeiro: Agir Negócios, 2010.

Teixeira, Adriano Canabarro. (2010) Inclusão Digital – Novas Perspectivas para a Informática Educativa. Ijuí: Editora Unijuí. 2010.

Veen, Wim & Vrakking, Ben. (2009) Homo Zappiens: educando na era digital. (Tradução Vinicius Figueira). Porto Alegre: Artmed, 2009.

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