Pular para o conteúdo principal

Nuvem de palavras: Avaliação da Aprendizagem !


No dia 26/04/2013 foi proposto neste Blog, um debate acerca do que vem à nossa mente quando ouvimos as palavras "Avaliação da Aprendizagem". Após algumas interações, foi criado um grupo no Facebook, chamado de "Avaliação Aprendizagem Online 2013", com o objetivo de integrar todas as pessoas interessadas neste tema para dar continuidade ao debate, usando da estrutura de grupo na rede social. 


Exatamente, após 51 dias de discussões tanto aqui no Blog, quanto no grupo no Facebook, passo por aqui para apresentar uma nuvem de palavras sobre o que foi discutido no Blog até a última postagem que foi no dia 24/05/2013. Tivemos 30 dias de debate neste Blog que resultaram nesta nuvem de palavras que tenho o prazer de compartilhá-la com todos Vocês :) 


Agora, sigo com a pesquisa, estudando a possibilidade de usar os recursos da Web 2.0 para propor critérios/subsídios pensando em como avaliar a aprendizagem dos estudantes em cursos online. 

Então, o que pensam sobre a nossa nuvem de palavras ?

Seguimos conversando ... 
Abraço, Cristiane Koehler.

Comentários

  1. Nossa que bacana, as palavras chaves incluíram as do grupo no facebook?

    ResponderExcluir
  2. Oi Sidiney, tudo bem ? :) A nuvem de palavras é somente dos nossos comentários aqui no blog. Os que comentamos no grupo do facebook não está nesta nuvem de palavras. No facebook podemos fazer outras análises com ferramenta de análise de interação em redes sociais. Será o próximo passo. Que tal ? Seguimos com as discussões.
    Abraço, Cristiane Koehler.

    ResponderExcluir
  3. Olá, interessante esta nuvem; faz chover ideias e palavras que, às vezes, ficam embaralhadas na minha mente. Posso pensar em algumas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas ...

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem pr...

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.