1 Introdução
Este trabalho apresenta um estudo sobre o estado da
arte referente ao tema de pesquisa da doutoranda, a saber: “Avaliação da Aprendizagem na Educação a
Distância”, com o objetivo de realizar uma revisão do estado da arte sobre as
pesquisas desenvolvidas nas Teses de Doutorado brasileiras. Esta pesquisa foi
realizada durante os meses de Abril e Maio de 2013.
1.1 Objetivo Geral
Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma
revisão do estado da arte sobre o tema de pesquisa: “Avaliação da Aprendizagem na Educação a
Distância”, e também mostrar uma visão
atualizada sobre quais são as teses de doutorado defendidas nos últimos
treze (13) anos (2000 a 2013) no Brasil, que estão disponíveis nos seguintes
bancos de dados:
- Banco de Teses da CAPES,
- Banco de Teses LUME/UFRGS,
- Portal de Periódicos da CAPES,
- Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
- Google Acadêmico
A partir desta pesquisa, pretende-se ter uma relação
das teses que também trabalharam com o tema de pesquisa em questão.
1.2 Objetivo Específicos
Para realizar esta pesquisa, foram
definidos os seguintes objetivos específicos, em relação ao tema de pesquisa em
questão:
- quais são as teses de doutorado que tratam do
tema de pesquisa: “Avaliação da Aprendizagem na Educação a Distância” ?
- qual o foco principal destas teses de
doutorado ?
- quem são os pesquisadores e grupos de pesquisa
que estão atuando com o tema de pesquisa: “Avaliação da Aprendizagem na
Educação a Distância” ?
- quem são os autores/teóricos nestas teses ?
2
Metodologia
2.1 Banco de Teses da CAPES
A pesquisa iniciou com uma busca no
Banco de Teses da CAPES[1]. Esta pesquisa foi realizada com cinco (05) palavras-chave,
com a opção de procura para “expressão
exata”. A seguir, a Tabela 1 apresenta as palavras-chave e o total de teses
encontradas em cada uma destas palavras-chave:
Tabela 1. Palavras-chave
e quantidade de teses de doutorado encontradas no Banco de Teses da CAPES
Palavra-chave
|
Quantidade
de Teses de Doutorado
|
1) “avaliação
da aprendizagem na educação a distância”
|
2 teses
|
2)”avaliação da aprendizagem na
educação online”
|
0 teses / 12 teses (expressão não exata)
|
3)“educação online”
|
16 teses
|
4)“aprendizagem
online”
|
5 teses
|
5)“avaliação
online”
|
1 tese
|
Total:
|
36 teses
|
Fonte:
Elaborada pela
autora.
2.2 Banco de Teses LUME/UFRGS
Em seguida, foi realizada uma pesquisa
no Banco de Teses LUME/UFRGS[2]. Esta pesquisa
foi realizada com as mesmas cinco (05) palavras-chave na opção “assunto” com a opção de procura para “expressão exata”, em duas (02) áreas: Interdisciplinar/Informática na Educação
(PGIE/UFRGS) e Educação
(PPGEDU/UFRGS). Como pode ser
observado na Tabela 2, foram encontradas apenas quatro (04) teses com as cinco
(05) palavras-chave definidas previamente. Por isso, sete (07) palavras-chave
foram incluídas na pesquisa.
Tabela 2. Palavras-chave
e quantidade de teses de doutorado encontradas no Banco de Teses LUME/UFRGS
Palavra-chave
|
PGIE
|
PPGEDU
|
1)“avaliação
da aprendizagem na educação a distância”
|
1 tese
|
n/a
|
2)“avaliação da
aprendizagem na educação online”
|
n/a
|
n/a
|
3)“educação online”
|
n/a
|
n/a
|
4)“aprendizagem
online”
|
n/a
|
n/a
|
5)“avaliação
online”
|
n/a
|
n/a
|
Inclusão de sete (07) palavras-chave abaixo:
|
||
1)“avaliação da aprendizagem”
|
2 teses
|
1 tese
|
2)“educação a
distância”
|
9 teses
|
3 teses
|
3)“avaliação
online”
|
n/a
|
n/a
|
4)“avaliação”
|
5 teses
|
16 teses
|
5)“aprendizagem”
|
64 teses
|
28 teses
|
6)“aprendizagem a
distância”
|
16 teses
|
3 teses
|
7)“pedagogia a
distância”
|
n/a
|
3 teses
|
Total:
|
97 teses
|
54 teses
|
Fonte:
Elaborada pela
autora.
2.3 Portal de Periódicos da CAPES
A pesquisa continuou com uma busca no Portal
de Periódicos da CAPES[3]. Esta pesquisa
foi realizada com três (03) palavras-chave, com a busca por “expressão exata”, dentre os artigos
apresentados, escolhi os artigos das dez (10) primeiras páginas para análise. A
seguir, a Tabela 3 apresenta as palavras-chave e o total de artigos encontrados
em cada uma destas palavras-chave:
Tabela 3. Palavras-chave
e quantidade de artigos encontradas no Portal de Periódicos da CAPES
Palavra-chave
|
Quantidade
de Artigos
|
“educação
online”
|
1.145 artigos
|
“avaliação online”
|
1.057 artigos
|
“avaliação da
aprendizagem online”
|
119 artigos
|
Total:
|
2.321 artigos
|
Fonte:
Elaborada pela
autora.
Do
total de 2.321 artigos encontrados,
optei pela leitura de 20 artigos, 2 dissertações e 1 tese que apresentavam o
tema de pesquisa relacionado ao tema do artigo, dissertação ou tese. A tabela 4
apresenta cada um destes documentos com seu respectivo hiperlink na internet
para acesso.
Tabela 4. Relação de artigos
disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES e respectivos endereços
eletrônicos
Artigo
|
Link
|
Artigo 1: O m-learning no contexto do
ensino superior: uma proposta para a sua avaliação em ambientes
colaborativos.
|
|
Artigo 2: Em torno da distintividade
alguns princípios fundamentais no âmbito da avaliação da qualidade de cursos
online.
|
|
Artigo 3: Uma abordagem da avaliação
online no ensino superior: e-portfólios em rede social.
|
|
Artigo 4: Avaliação participativa online
e off-line
|
|
Artigo 5: Avaliação da aprendizagem em
educação online
|
|
Artigo 6: Novas perspectivas de avaliação
do aluno de ead no paradigma da cibercultura e a web 2.0
|
|
Artigo 6 : Avaliação de aprendizagens em
ambientes online: o contributo das tecnologias web 2.0
|
|
Artigo 7: Avalição da aprendizagem:
confiamos nos feedback dos alunos ?
|
|
Artigo 8: Avaliação da experiência em EaD
em um contexto de formação de formadores
|
|
Artigo 9: Modelos e avaliação no ensino
superior a distância
|
|
Artigo 10: Avaliação em ambientes virtuais
de aprendizagem
|
|
Artigo 11: Parâmetros e paradigmas em
meta-avaliação: uma revisão exploratória e reflexiva
|
|
Artigo 12: Discussão online no ensino
superior: o papel dos fóruns na aprendizagem colaborativa
|
|
Artigo 13: Cibercultura e educação: a
comunicação na sala de aula presencial e online
|
|
Artigo 14: Avaliação da aprendizagem na
educação online: relato de pesquisa
|
|
Artigo 15: Online assessment: make it simple
|
|
Artigo 16: Avaliação digital no ensino
superior em portugal
|
|
Artigo 17: Aprendizagem e avaliação da
oralidade em contextos online: o potencial dos serviços de podcasting
|
|
Artigo 18: Problemáticas da avaliação em
educação online
|
|
Artigo 19: Etnografia virtual e os estudos
com os cotidianos: a tessitura do conhecimento em rede
|
|
Tese 20: Avaliação formativa e
aprendizagem da língua portuguesa no contexto de uma comunidade virtual de
aprendizagem
|
|
Artigo 21: Avaliação digital da
aprendizagem: estudo de caso no contexto da unidade curricular “Seminário de
práticas em ciências físico-químicas”
|
|
Dissertação 22: Avaliação formativa na educação
online
|
|
Dissertação 23: A avaliação da aprendizagem na
educação a distância: concepções e práticas de professores de ensino superior
|
Fonte:
Elaborada pela
autora.
Esta
pesquisa no Portal de Periódicos da CAPES foi realizada com foco no conceito de
“online”, tendo em vista que o paradigma de educação a distância, como foi
concebido anos atrás, previa a utilização de recursos básicos da internet
daquela época, denominada de “Web 1.0[4]”.
Recentemente,
estudiosos vêm desenvolvendo o conceito de internet denominada de “Web 2.0[5]”, onde os
recursos deste novo paradigma de comunicação na internet, podem ser
considerados nas reflexões sobre “como avaliar a aprendizagem dos estudantes em
ambientes de educação a distância. Mas e o que é o “online” ? o que é a
“cibercultura” ? o que a “educação
online” ? o que difere a “educação a distância da educação online ?”.
Com
o propósito de identificar quem são os pesquisadores que estão estudando e publicando
sobre o “online” e a “cibercultura”, é que esta pesquisa foi realizada com as
palavras-chave: “educação
online”, “avaliação online” e “avaliação da aprendizagem online”.
2.4 Diretório de Grupo de Pesquisa no
CNPq
Para identificação dos pesquisadores e
suas respectivas instituições de ensino que estão trabalhando com o tema em
questão, foi realizada uma pesquisa, no Diretório dos Grupos de Pesquisa do
CNPq[6]. Esta pesquisa
foi realizada com oito (08) palavras-chave, com a busca por “frase exata”, como mostrado na tabela
5. Esta pesquisa mostrou a
quantidade de grupos de pesquisa em cada palavra-chave:
Tabela 5. Palavras-chave
e quantidade de grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
Palavras-chave
/ Quantidade de Grupos de Pesquisa
|
BRASIL
|
RS
|
UFRGS
|
“educação a
distância”
|
470
|
60
|
14
|
“avaliação da aprendizagem”
|
239
|
14
|
6
|
“avaliação da aprendizagem
na Educação a Distância”
|
14
|
2*
|
2*
|
“educação online”
|
26
|
1
|
--
|
“avaliação da aprendizagem
na Educação online”
|
--
|
--
|
--
|
“avaliação da aprendizagem online”
|
3
|
--
|
--
|
“avaliação online”
|
11
|
--
|
--
|
“aprendizagem online”
|
16
|
--
|
--
|
Fonte:
Elaborada pela
autora.
Ø
Palavra-chave:
“avaliação da aprendizagem na educação a distância” – RS e UFRGS
Grupo
de Pesquisa: Inovação e criatividade no
ensino de Design e da Arquitetura – UFRGS
Líder:
Angela Becker Maciel
Área
de Pesquisa: Arquitetura e Urbanismo
Grupo
de Pesquisa: PROVIA – Problematizações
dos processos de investigação do virtual, da criação e da autoria – UFRGS
Líder:
Margarete Axt
Área
de Pesquisa: Educação
Ø
Palavra-chave:
“avaliação da aprendizagem online” -
BRASIL
Grupo
de Pesquisa: Educação, avaliação e
tecnologias – GEAT – UFRB
Líder:
Rosineide Pereira Mubarack Garcia
Área
de Pesquisa: Educação
Grupo
de Pesquisa: Grupo de ensino das ciências
e matemática da UPE – UPE
Líder:
José Roberto da Silva
Área
de Pesquisa: Educação
Grupo
de Pesquisa: Núcleo de tecnologias e
educação a distância em saúde – NUTEDS – UFC
Líder:
Luiz Roberto de Oliveira
Área
de Pesquisa: Medicina
Ø
Palavra-chave:
“educação online” – RS
Grupo
de Pesquisa: ARGOS – Grupo de pesquisa
interdisciplinar em educação a distância da PUC-RS – PUCRS
Líder:
Lúcia Maria Martins Giraffa
Área
de Pesquisa: Educação
Ø
Palavra-chave:
“educação online” – BRASIL
Grupo
de Pesquisa: Grupo de pesquisa docência e cibercultura –
GPDOC – UERJ
Líder:
Edméa Oliveira dos Santos
Área
de Pesquisa: Educação
2.5 Google Acadêmico
Para finalizar esta pesquisa, foi
realizada uma busca no Google Acadêmico com a palavra-chave: “avaliação qualitativa em EaD” o que
resultou nos artigos apresentados na tabela 6 abaixo:
Tabela 6. Palavra-chave
“avaliação qualitativa em EaD” no Google Acadêmico
Artigo
|
Link
|
Artigo 1: A caminho de um modelo de apoio
à avaliação contínua
|
|
Artigo 2: Avaliação formativa em
ambientes de EaD
|
|
Artigo 3: Avaliação da participação dos
aprendizes em debates síncronos
|
|
Artigo 4: Avaliação da aprendizagem em
educação a distância numa perspectiva sócio-interacionsita
|
|
Artigo 5: Avaliação no ensino a distância
|
|
Artigo 6: Um modelo de suporte à
avaliação formativa no ambiente teleduc
|
|
Artigo 7: Avaliação em ambientes virtuais
de aprendizagem
|
|
Artigo 8: Problemáticas da avaliação em
educação online
|
Fonte:
Elaborada pela
autora.
Considerando que o objetivo geral desta pesquisa foi
apresentar uma visão atualizada sobre quais são as teses de doutorado
defendidas nos últimos 13 anos (2000 a 2013), que estão disponíveis nos bancos
de dados brasileiros, e quais as pesquisas que têm relação com o tema de
pesquisa em questão, acredita-se que o objetivo foi alcançado ao passo que foi
possível chegar às seguintes conclusões provisórias. Provisórias porque o
processo da pesquisa está em andamento, e com certeza, novidades surgirão no
decorrer do mesmo. A seguir, uma explanação sobre alguns aspectos importantes a
serem considerados para a continuidade desta pesquisa.
Na minha opinião, as teses de doutorado que
desenvolveram pesquisas sobre o tema “avaliação
da aprendizagem na educação a distância”, trataram do assunto de maneira muito
superficial, enfatizando testes online e avaliações quantitativas. Alguns achados
importantes a serem considerados:
-
Não foram encontradas teses de doutorado que discutissem a avaliação da aprendizagem
dos estudantes em ambientes online sob o enfoque qualitativo, apenas sob o enfoque quantitativo e behaviorista.
-
Não foram encontradas teses de doutorado considerando as questões que envolvem
o avaliar na “Cibercultura”, “em Rede” e
“Online”, apenas dissertações de mestrado.
- A
avaliação da aprendizagem no ensino superior a distância no Brasil é uma área urgente e emergente de estudos e
pesquisas, dado que o MEC vai criar Universidade Federal de EaD (http://www1.folha.uol.com.br/educacao/2013/06/1296621-mec-vai-criar-universidade-federal-de-educacao-a-distancia.shtml), conforme nota publicada no dia
17-06-2013.
-
As teses que tentam trabalhar com a avaliação da aprendizagem na EaD, os
autores chegam à conclusão de “que a educação e a docência online são campos de investigação teórico
e práticos ainda em construção”.
- Os autores, e respectivos
conceitos, mais citados, nesta revisão de literatura, foram:
Pierre
Lévy e André Lemos (cibercultura, virtual)
Manuel
Castells (sociedade em rede)
Maffesoli
(sociologia contemporânea)
Nóvoa,
Freire, Josso e Macedo (formação docente)
Morin,
Barbier e Andaloussi (pesquisa-ação) e Macedo (etnopesquisa-formação)
Bogdan
(pesquisa qualitativa em educação)
Minayo
(pesquisa social)
Piaget
(epistemologia genética)
Habermas
(ação comunicativa)
Michel
Moore (EaD),
José
Manuel Moran (tecnologias, EAD, educação)
Otto Peters (EAD)
Palloff e Pratt (aluno virtual)
Filatro
(design educacional)
Beth
Almeida (AVA)
Maria
Aparecida Behrens (projetos de
aprendizagem colaborativa)
Marco
Silva (interatividade, online)
Alex
Primo (interação)
Jussara
Hoffmann, Jorba e Sanmartí, Quinquer, Romão, Vasconcellos, Quintana, Demo e
Campos (avaliação) e Guba&Lincoln (avaliação da aprendizagem pautada na
negociação).
[1]
Banco de
Teses da CAPES, disponível no endereço eletrônico: http://capesdw.capes.gov.br/capesdw/, com acesso durante
os meses de abril e maio 2013.
[2]
Banco de
Teses LUME/UFRGS, disponível no endereço eletrônico: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/1, com acesso durante
os meses de abril e maio 2013.
[3]
Portal de
periódicos da CAPES, disponível no endereço eletrônico: http://www.periodicos.capes.gov.br/, com acesso durante
os meses de abril e maio 2013.
[4]
Web 1.0 é considerada
como estática, sendo que seus conteúdos não podem ser alterados pelos usuários
(utilizadores) finais. Todo o conteúdo da página é somente leitura, por isso o
termo estático. Na web 1.0 não existia a interatividade do usuário com a
página, onde somente o webmaster ou o programador pode realizar alterações ou
atualizações da página. Documento disponível no endereço eletrônico: http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Web#Web_1.0,
com acesso em 19 junho 2013.
[5]
Web 2.0 é
o que usamos atualmente, destaca-se por ser dinâmica, ao contrário da Web 1.0
que é estática. Referindo-se à Web 2.0, dinâmico indica a interatividade e
participação do usuário final com a estrutura e conteúdo da página. Nela, o
usuário final pode postar comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e
fazer milhares de outras coisas que a Web 1.0 não permitia. Outra grande
mudança entre a Web 1.0 e a Web 2.0 foi que o usuário diminuiu a taxa de download e aumentou a de upload, o que indica que o usuário está
interagindo mais com a Web e trocando mais informações por compartilhamento. A
Web 2.0 é denominada de Web participativa e colaborativa.
[6]
Diretório
dos Grupos de Pesquisa do CNPq, disponível no endereço eletrônico: http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/, com acesso durante
os meses de abril e maio 2013.
Comentários
Postar um comentário