Pular para o conteúdo principal

1a Conexão - Introdução (Linked - a nova ciência dos networks) - Barabási




Hoje comecei a leitura do livro Linked - a nova ciência dos networks (Barabási) e, pretendo compartilhar aqui no Blog, as minhas reflexões sobre esta leitura, em posts de no máximo 350 palavras. Esta quantidade de palavras foi estabelecida porque penso que é possível expressar as ideias gerais e os conceitos de cada capítulo em pequenos textos, dos quais será elaborado um mapa conceitual.

Pela manhã, fiz a leitura do Capítulo 1 chamado de Primeira Conexão - Introdução. Nesta introdução, o autor apresenta o que nos espera a partir da leitura desse texto. Ele apresenta exemplos de como a rede é importante e influencia a vida do homem, que até então, nem percebia a sua importância.

O primeiro exemplo foi do caso do site Yahoo, que no ano de 2000, teve todo o seu sistema parado, devido ao ataque cibernético causado por um garoto de 15 anos, que apresentava-se com o pseudônimo de Mafiaboy e, enviava a seguinte mensagem a todos os computadores da rede: "Sim, eu vi você".

Depois, o segundo exemplo foi o da evangelização dos povos, por Paulo na época do Século I, que seguiu de Roma até Jerusalém. Como Paulo conseguiu fazer com que tantas pessoas fossem evangelizadas numa época que não havia os meios de comunicação como temos hoje ? Como se constituíam as redes naquela época ? 

No final dessa primeira conexão, o autor afirma que as redes estão em toda parte. Basta observá-las. E eu afirmo que as redes sempre existiram desde que o mundo é mundo e, que somente agora, estamos tendo noção do que são as redes e do que elas podem nos favorecer ou não. 

Sigo com a leitura da 2a conexão. 
[]s



Comentários

  1. A percepção da existência das redes está atrelada ao novo momento da web 2.0, que permite a comunicação muitos-muitos, horizontalizando as relações e minimizando a importância dos líderes. Antes superestimávamos seu papel e não nos víamos em redes e sim em grupos, seguidres.. por aí..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas ...

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem pr...

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.