Pular para o conteúdo principal

Construção de Conhecimento em Redes de Colaboração: o meu objetivo de pesquisa !



Bom Dia ! Boa 2af ! 07-10-2013 !

A partir de hoje, compartilharei todos os dias neste Blog, os textos que tenho lido para pensar o "processo de construção do conhecimento em redes de colaboração". 

Na verdade, este passou a ser o foco da minha proposta de tese e não mais a avaliação da aprendizagem, propriamente dita. Acredito que a avaliação da aprendizagem é um passo seguinte neste processo e, compreender como os sujeitos aprendem em redes de colaboração tem sido o foco dos meus estudos. 

Esta escolha do tema de pesquisa, foi uma escolha inconsciente, que foi surgindo a cada dia mais e mais e, que hoje está muito presente em tudo o que estou lendo, escrevendo e pensando para pensar sobre as teorias de aprendizagem e o processo de construção de conhecimento em rede. 

Textos das próximas semanas:

Texto 1- CONECTIVISMO: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital" de George Siemens, com tradução do Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira (UPF). 
Texto 2- Aprendizagem: concepções contraditórias de Fernando Becker


Bom Dia !!!
[]s


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.