Pular para o conteúdo principal

É possível transpor as ideias de Granovetter para o campo pedagógico ?

Argumentação

É possível sim, aplicar as ideias de Granovetter (1973) na educação. O autor apresenta os conceitos de laços fracos e laços fortes nas relações sociais. Os laços fortes são caracterizados como as interações entre pessoas que se conhecem há algum tempo e que têm algo em comum, por exemplo: familiares, grupos de pessoas da mesma Universidade, do trabalho, da comunidade, do bairro, da igreja. O grupo de pessoas que possuem laços fortes interagem intensamente dentro do próprio grupo, considerando apenas o conhecimento que já é comum a todos, não considerando influências externas. Por outro lado, os laços fracos acontecem quando há uma comunicação entre uma pessoa do grupo de laços fortes com outra pessoa de outro grupo de laços fortes. Essa interação entre grupos, entre redes de pessoas diferentes, é chamada de ponte (bridge). Essa ponte representa um laço fraco entre grupos de pessoas com laços fortes. Granovetter (1973) afirma que as novidades circulam entre os grupos através das interações possíveis entre os laços fracos. Se não há interação entre os laços fracos, não há possibilidade das novidades circularem entre mais pessoas. As novidades circulam entre os laços fracos, mas é entre os laços fortes que as decisões são tomadas. Por isso, que tanto laços fracos quanto laços fortes são importantes. Na educação, podemos pensar em estratégias pedagógicas entre turmas diferentes, entre grupos de estudantes dentro da mesma turma. As novidades circularão entre os grupos a partir da interação entre os laços fracos. Neste caso, fazendo uma ponte local (Granovetter, 1973) que é a ponte entre grupos, entre redes, nesse caso, entre turmas. Trazendo estes conceitos de Granovetter para os dias de hoje, as redes sociais digitais como Facebook, Twitter, Linkedin, entre outras, oferecem possibilidades de interações sociais entre pessoas e entre grupos de pessoas conectadas, com muito mais facilidade, do que era possível antes da era digital. Precisamos pensar nos benefícios das facilidades das redes sociais digitais para a educação e propor estratégias pedagógicas que priorizem a interação em rede e na rede. Isto porque cada vez mais as pessoas aprendem colaborativamente e em interação com o outro.

REFERÊNCIAS

GRANOVETTER, Mark.The strength of weak ties. In: American Journal of Sociology. UniversityChicago Press, V.78, Issue6, May1973. p.1360-1380.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.