Pular para o conteúdo principal

A Sociedade em Rede e Educação


Este vídeo traz algumas reflexões sobre os aspectos da Sociedade em Rede, vale ressaltar aqui que a sociedade vive em rede há muitos séculos, no entanto, hoje vive-se em uma Sociedade em Rede Online. Isto é, uma sociedade que vive e convive em rede online facilitadas pelas tecnologias da internet, como as Redes Sociais Online. Neste vídeo encontram-se algumas pessoas que estão discutindo o uso e aplicação das redes, principalmente, na Educação. 

Pergunto, por que os celulares e as redes sociais são proibidos nas salas de aula ? 

Roberto Pacheco, educador português idealizador da Escola da Ponte, pergunta se é possível transformar as escolas para acabar com elas, se é possível não ter dois mundos paralelos, o da escola dita tradicional que está em profunda crise, e a realidade fora da escola com todos os recursos que temos hoje ?  

Cada vez mais é urgente pensarmos em uma educação cada vez mais em rede e menos isolada, individualista. Manuel Castells (1999, p.39) já afirmava que "uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação começou a remodelar a base material da sociedade em ritmo acelerado." 

Não tem como pensarmos a sociedade atual sem as tecnologias, as tecnologias são a base da sociedade contemporânea. 

Manuel Castels (1l999, p.40) também afirma que "as redes interativas de computadores estão crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida, e ao mesmo tempo, sendo moldadas por ela". 

E o que nós, professores e pesquisadores, podemos fazer para contribuir com as reflexões para uma educação em rede ?  

Referências
Castells, M.  (1999). A Sociedade em Rede. Volume I. 8ª edição revista e ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

Comentários

  1. Penso que a realidade fora da escola, deveria ser a realidade dentro da escola, e que os recursos tecnológicos devem fazer parte do dia a dia da escola. Não precisamos pensar em acabar com a escola, mas sim trabalhar para que na escola os educandos tenham acesso a todos os recursos tecnológicos disponíveis na sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas ...

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem pr...

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.