Este vídeo traz algumas reflexões sobre os aspectos da Sociedade em Rede, vale ressaltar aqui que a sociedade vive em rede há muitos séculos, no entanto, hoje vive-se em uma Sociedade em Rede Online. Isto é, uma sociedade que vive e convive em rede online facilitadas pelas tecnologias da internet, como as Redes Sociais Online. Neste vídeo encontram-se algumas pessoas que estão discutindo o uso e aplicação das redes, principalmente, na Educação.
Pergunto, por que os celulares e as redes sociais são proibidos nas salas de aula ?
Roberto Pacheco, educador português idealizador da Escola da Ponte, pergunta se é possível transformar as escolas para acabar com elas, se é possível não ter dois mundos paralelos, o da escola dita tradicional que está em profunda crise, e a realidade fora da escola com todos os recursos que temos hoje ?
Cada vez mais é urgente pensarmos em uma educação cada vez mais em rede e menos isolada, individualista. Manuel Castells (1999, p.39) já afirmava que "uma revolução tecnológica concentrada nas tecnologias da informação começou a remodelar a base material da sociedade em ritmo acelerado."
Não tem como pensarmos a sociedade atual sem as tecnologias, as tecnologias são a base da sociedade contemporânea.
Manuel Castels (1l999, p.40) também afirma que "as redes interativas de computadores estão crescendo exponencialmente, criando novas formas e canais de comunicação, moldando a vida, e ao mesmo tempo, sendo moldadas por ela".
E o que nós, professores e pesquisadores, podemos fazer para contribuir com as reflexões para uma educação em rede ?
Referências
Castells, M. (1999). A Sociedade em Rede. Volume I. 8ª edição revista e
ampliada. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
Penso que a realidade fora da escola, deveria ser a realidade dentro da escola, e que os recursos tecnológicos devem fazer parte do dia a dia da escola. Não precisamos pensar em acabar com a escola, mas sim trabalhar para que na escola os educandos tenham acesso a todos os recursos tecnológicos disponíveis na sociedade.
ResponderExcluir