Pular para o conteúdo principal

6 tendências para o Ensino Superior a partir de 2014 ...


Para pensarmos juntos, em janeiro de 2014, foi publicado o último Relatório do NMC (New Media Consortium) Horizon Report – 2014 Higher Education Edition[1] sobre algumas previsões para o ensino superior nos próximos anos. Este relatório apontou as principais tendências, as tecnologias emergentes e os desafios para a Educação em uma linha do tempo: o que será tendência em menos de um ano, de dois a três anos e de quatro a cinco anos. Entre as principais tendências, é que as redes sociais estejam completamente integradas ao ensino superior nos próximos dois anos (2014 – 2016). As redes sociais na internet estão mudando a maneira como as pessoas interagem, como compartilham informações e como expõem as suas ideias. Sem considerar que o uso destas plataformas, entre estudantes e professores colabora com o diálogo mais informal, além de estimularem o compartilhamento de experiências pessoais relacionadas aos assuntos debatidos em sala de aula. É reconhecido que mais de um bilhão de pessoas usam a rede social Facebook regularmente, além de outras mídias sociais, inclusive redes específicas para trocas em âmbito acadêmico. A chegada das redes sociais na internet tem impactado, também, ações no setor da educação. Uma outra tendência comentada no relatório é a integração entre aprendizagem online e ensino híbrido e colaborativo que propiciam a interação e comunicação necessárias para a realização de trabalhos em grupo.  O relatório coloca em pauta, as seis tendências[2] e seis tecnologias que farão parte da vida acadêmica de estudantes e professores universitários nos próximos anos.
Por estes motivos, observa-se a necessidade de estudar o uso das redes sociais na internet em contextos educativos. A rede social Facebook apresenta números extraordinários no que compete ao número de usuários e de conexões. Atualmennte, a rede social Facebook conta com 201,6 bilhões de conexões; 1,23 bilhão de usuários ativos por mês; 945 milhões de usuários ativos mensais em produtos móveis do Facebook; Em média, mais de 6 bilhões de “curtidas” por dia; 400 bilhões de fotos compartilhadas; 7,8 trilhões de mensagens enviadas por meio do Facebook; Total de 77,2 bilhões de posts com localização marcada; Aproximadamente, 81% dos usuários ativos estão fora dos Estados Unidos e Canadá; Mais de 25 milhões de páginas de pequenas empresas e 6.337 funcionários ao redor do mundo (Fonte: Facebook Brasil, publicado na ZH de 04/02/2014, p. 24.).



[1] NMC Horizon Report > 2014 Higher Education Edition. Disponível em: http://www.nmc.org/publications/2014-horizon-report-higher-ed?utm_source=nmc&utm_medium=facebook&utm_campaign=2014+horizon+he. Acesso em 10 fev 2014.
[2] Infográfico com as seis tendências e seis tecnologias para o ensino superior. Disponível em: http://porvir.org/porpensar/relatorio-aponta-tendencias-para-ensino-superior/20140131. Acesso em 12 fev 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.