Para pensarmos juntos, em janeiro de 2014, foi publicado o último Relatório do NMC (New Media Consortium) Horizon Report – 2014 Higher Education Edition[1] sobre algumas previsões para o ensino superior nos próximos anos. Este relatório apontou as principais tendências, as tecnologias emergentes e os desafios para a Educação em uma linha do tempo: o que será tendência em menos de um ano, de dois a três anos e de quatro a cinco anos. Entre as principais tendências, é que as redes sociais estejam completamente integradas ao ensino superior nos próximos dois anos (2014 – 2016). As redes sociais na internet estão mudando a maneira como as pessoas interagem, como compartilham informações e como expõem as suas ideias. Sem considerar que o uso destas plataformas, entre estudantes e professores colabora com o diálogo mais informal, além de estimularem o compartilhamento de experiências pessoais relacionadas aos assuntos debatidos em sala de aula. É reconhecido que mais de um bilhão de pessoas usam a rede social Facebook regularmente, além de outras mídias sociais, inclusive redes específicas para trocas em âmbito acadêmico. A chegada das redes sociais na internet tem impactado, também, ações no setor da educação. Uma outra tendência comentada no relatório é a integração entre aprendizagem online e ensino híbrido e colaborativo que propiciam a interação e comunicação necessárias para a realização de trabalhos em grupo. O relatório coloca em pauta, as seis tendências[2] e seis tecnologias que farão parte da vida acadêmica de estudantes e professores universitários nos próximos anos.
Por estes motivos, observa-se a necessidade de
estudar o uso das redes sociais na internet
em contextos educativos. A rede social Facebook apresenta números
extraordinários no que compete ao número de usuários e de conexões.
Atualmennte, a rede social Facebook conta com 201,6 bilhões de conexões; 1,23
bilhão de usuários ativos por mês; 945 milhões de usuários ativos mensais em
produtos móveis do Facebook; Em média, mais de 6 bilhões de “curtidas” por dia;
400 bilhões de fotos compartilhadas; 7,8 trilhões de mensagens enviadas por
meio do Facebook; Total de 77,2 bilhões de posts com localização marcada;
Aproximadamente, 81% dos usuários ativos estão fora dos Estados Unidos e
Canadá; Mais de 25 milhões de páginas de pequenas empresas e 6.337 funcionários
ao redor do mundo (Fonte: Facebook Brasil, publicado na ZH de 04/02/2014, p.
24.).
[1]
NMC Horizon Report > 2014
Higher Education Edition. Disponível em: http://www.nmc.org/publications/2014-horizon-report-higher-ed?utm_source=nmc&utm_medium=facebook&utm_campaign=2014+horizon+he. Acesso em 10 fev
2014.
[2] Infográfico com
as seis tendências e seis tecnologias para o ensino superior. Disponível em: http://porvir.org/porpensar/relatorio-aponta-tendencias-para-ensino-superior/20140131. Acesso em 12
fev 2014.
Comentários
Postar um comentário