Pular para o conteúdo principal

Diário de uma Doutoranda !



Na semana passada retomamos as nossas orientações com nossa orientadora no grupo de pesquisa, na UFRGS. A primeira conversa com nossa orientadora foi sobre o Artesanato Intelectual, de C. Wright Mills (1916-1962). Este autor foi um dos mais importantes cientistas sociais norte-americanos do século XX e participou ativamente do debate público a respeito de temas contemporâneos. 

Esta coletânea marca o retorno da obra deste original pensador e traz como texto de abertura, "Sobre o Artesanato Intelectual", originalmente publicado como apêndice ao livro A imaginação sociológica (1959), e que ainda é um dos textos mais procurados por estudantes. 

Neste texto o autor defende a ideia de que não podemos dissociar o nosso trabalho intelectual das nossas vidas e rejeita totalmente a separação entre a vida e o trabalho do "artesão intelectual". Explica que um pode enriquecer o outro. 

O autor afirma que precisamos ter um diário: 

"[...] você deve organizar um arquivo, o que é, suponho, a maneira de um sociólogo dizer: mantenha um diário. Muitos escritores criativos mantêm diários; a necessidade de reflexão sistemática em que o sociólogo se vê exige isso".

Esse texto é fantástico porque nos mostra como começamos a pensar as nossas pesquisas de uma forma mais pensada, isso mesmo, está repetitivo, mas é isso, de uma forma mais pensada, refletida.

A ideia é que a partir de hoje manterei aqui, nesse Blog, um diário sobre os meus pensamentos. 

Estou num momento de coleta de dados para a minha pesquisa e acredito que manter um diário me auxiliará muito. 

Então, bem-vindo Diário de uma Doutoranda !
Amanhã tem mais. 
Cristiane Koehler. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.