Na semana passada retomamos as nossas orientações com nossa orientadora no grupo de pesquisa, na UFRGS. A primeira conversa com nossa orientadora foi sobre o Artesanato Intelectual, de C. Wright Mills (1916-1962). Este autor foi um dos mais importantes cientistas sociais norte-americanos do século XX e participou ativamente do debate público a respeito de temas contemporâneos.
Esta coletânea marca o retorno da obra deste original pensador e traz como texto de abertura, "Sobre o Artesanato Intelectual", originalmente publicado como apêndice ao livro A imaginação sociológica (1959), e que ainda é um dos textos mais procurados por estudantes.
Neste texto o autor defende a ideia de que não podemos dissociar o nosso trabalho intelectual das nossas vidas e rejeita totalmente a separação entre a vida e o trabalho do "artesão intelectual". Explica que um pode enriquecer o outro.
O autor afirma que precisamos ter um diário:
"[...] você deve organizar um arquivo, o que é, suponho, a maneira de um sociólogo dizer: mantenha um diário. Muitos escritores criativos mantêm diários; a necessidade de reflexão sistemática em que o sociólogo se vê exige isso".
Esse texto é fantástico porque nos mostra como começamos a pensar as nossas pesquisas de uma forma mais pensada, isso mesmo, está repetitivo, mas é isso, de uma forma mais pensada, refletida.
A ideia é que a partir de hoje manterei aqui, nesse Blog, um diário sobre os meus pensamentos.
Estou num momento de coleta de dados para a minha pesquisa e acredito que manter um diário me auxiliará muito.
Então, bem-vindo Diário de uma Doutoranda !
Amanhã tem mais.
Cristiane Koehler.
Comentários
Postar um comentário