Pular para o conteúdo principal

Curso: Tecnologias Digitais para Professores e Formadores (uma parceria luso-brasileira)




As Tecnologias Digitais estão inseridas na cultura digital e na vida dos estudantes das novas gerações. É necessário trabalhar com a formação de professores e formadores para o uso pedagógico de tais ferramentas em contextos de sala de aula. O Curso Tecnologias Digitais para Professores e Formadores apresenta os fundamentos, as potencialidades e as possibilidades da comunicação e interação online em rede para os Educadores do Século XXI.


Objetivos

Discutir os conceitos e tecnologias digitais que fundamentam a cultura digital, a cibercultura e as tecnologias de rede aplicadas à educação. 

Programa

1 - SER PROFESSOR NA SOCIEDADE EM REDE
Tecnologias da informação e comunicação x tecnologias de rede
Gerações X, Y, Z e Alpha
Perfil do estudante e do professor formador da sociedade em rede
Psicologia da aprendizagem: behaviorismo, construtivismo e conectivismo
Gerações da Web: Web 1.0, Web 2.0 e Web 3.0 
Inteligência coletiva
Autonomia intelectual

2 - TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SOCIEDADE EM REDE: CONCEITOS E APLICAÇÕES 

Ciberespaço e cibercultura
Curadoria de conteúdos
Aprendizagem ativa
Aprendizagem híbrida
Aprendizagem adaptativa
Aprendizagem móvel e ubíqua
Sala de aula 3.0
Sala de aula invertida
Ambientes virtuais de aprendizagem
Computação na nuvem
Fontes confiáveis de informação
Objetos de aprendizagem
Recursos educacionais abertos
MOOC (Massive Open Online Course)
Redes sociais na internet
Portfólio Educacional

3 - PROJETO INDIVIDUAL

O cursista escolherá uma das tecnologias discutidas durante o curso e deverá elaborar o seu Portfólio Educacional. 

Público-alvo

Este curso destina-se, fundamentalmente, a professores, formadores interessados em incluir as tecnologias de rede nas suas práticas pedagógicas. 

Ministrantes

Cristiane Koehler (Brasil)
Glória Gonçalves (Portugal)

Carga-horária
40 horas/aula

Metodologia
Leituras, reflexões, partilhas em fóruns de discussão no Moodle e nas redes sociais na internet. 
Encontros síncronos, semanais, via Skype ou GoogleHangout, poderão ser agendados em horários a combinar.
Não haverá encontros presenciais.
Curso livre, totalmente online e em rede ministrado com apoio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Curso individual, personalizado e inicia logo após a confirmação do pagamento da inscrição do cursista. 
O cursista desenvolverá um projeto individual que será o seu Portfólio Educacional. 

Requisitos necessários
Acesso a computador com internet banda larga. 

Certificado emitido por instituição Portuguesa
Certificado pelo Laboratório das Ciências (Portugal) a todos os cursistas que obtiverem 100% de participação e interação nas atividades e que partilharem o seu Portfólio Educacional.


Valor
R$ 200,00



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.