Pular para o conteúdo principal

Rede, Redes Sociais, Redes Sociais na Internet


Inicialmente, o conceito de rede é revisitado por vários autores clássicos que teorizam sobre o tema. O conceito de rede é o conceito central na caracterização da sociedade em rede, feita por Manuel Castells (1999), que afirma que "rede é um conjunto de nós interconectados" e que "as redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós desde que consigam comunicar-se dentro da rede". 

Para Wasserman e Faust (1994), as redes sociais consistem de "um conjunto finito de atores e as relações definidas entre eles", e são representadas graficamente por sociogramas. Sociogramas[1] são grafos com nós indicando atores e arestas representando as relações entre estes atores e são utilizados para determinar a sociometria de um espaço social.

Redes sociais na internet são softwares que utilizamos para nos comunicar com outras pessoas através do computador, são sites de redes sociais na internet (Facebook, Twitter, Linkedin, etc.).

Esses 3 conceitos são essenciais para a compreensão do que estamos falando sobre redes sociais na internet. O conceito de rede é amplamente definido em diversas áreas do conhecimento mas aqui na nossa pesquisa, o que estamos estudando são as redes sociais na internet, são as redes de pessoas que estão estabelecidas em interação no ciberespaço, a partir do uso dos sites de redes sociais na internet. 

Ótimo, compreendido, seguimos ... 



[1] Sociograma é uma técnica de análise de dados que concentra a atenção sobre a forma como os laços sociais são estabelecidos dentro de qualquer grupo. Disponível em: <http://es.wikipedia.org/wiki/Sociograma>. Acesso em: 14 fev 2014.

Bibliografia
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. v. I, 8. ed. rev. ampl. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. (1994). Social Network Analysis. Methods and Applications. Cambridge. UK: Cambridge University Press, 1994. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas ...

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem pr...

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.