Pular para o conteúdo principal

Redes Sociais e Estruturas Relacionais (Parte 1) - Prof Emmanuel Lazega e Prof Silvio Salej Higgins



Tenho me debruçado a estudar redes, mais especificamente, redes sociais, redes sociais na internet. Desde 2013, nosso grupo de pesquisa na UFRGS, tem frequentado os cursos de Análise de Redes Sociais, na Fafich/UFMG, oferecidos pelo professor Silvio Salej Higgins. A análise de redes sociais é um método de análise de dados, no caso das nossas pesquisas, dados sobre redes sociais na internet. No livro Redes Sociais e Estruturas Relacionais, o professor Silvio, juntamente com o professor Emmanuel Lazega, apresenta conteúdo sobre como estudar redes a partir do método estrutural. 


O método estrutural busca reconstituir um sistema de interdependências, descrever a influência desse sistema no comportamento dos membros, as variadas maneiras que empregam para gerir essas interdependências e as formas adquiridas pelos processos sociais decorrentes dessa gestão: aprendizagens, solidariedades, controles sociais, regulações, etc. (p. 5)

Ao longo da Introdução, os autores conceituam rede, rede social e relações sociais, e apresentam o método estrutural dizendo que uma das atribuições da sociologia é ajudar a reconhecer as propriedades estruturais dos conjuntos sociais. Para isso, o método estrutural parte da observação da existência e da ausência de relações sociais entre atores de um mesmo contexto social. 

No método estrutural, uma estrutura é então uma representação simplificada desse sistema social complexo. As relações sociais são os indicadores de interdependências sociais utilizados pelo método estrutural. Os autores afirmam que a denominação sociometria foi substituída por análise de redes sociais e que, o conjunto das relações observadas, é sempre designado de rede social. 


As conexões podem ser estabelecidas a partir de três formas:
- conexões a partir das relações sociais,
- conexões a partir das interações sociais, ou
- conexões a partir dos laços sociais.

No contexto deste livro, os autores estão tratando de conexões a partir das relações sociais.

Por isso, é importante termos conhecimento sobre os conceitos: rede, redes sociais e relações sociais.


Logo, trago os conceitos pra cá :) 
Cristiane Koehler. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.