A sociedade do conhecimento exige uma outra postura do professor, isto é, o professor passa a ser produtor do seu próprio material didático. Segundo Ronaldo Mota, “o papel do professor na sociedade do conhecimento vai além de ministrar o conteúdo estrito senso, o professor também é responsável por preparar o educando para o hábito de aprender a aprender, desenvolvendo habilidades de aprendizagem que são consideradas imprescindíveis aos profissionais e cidadãos em um mundo centrado na inovação”. O professor como designer educacional poderá criar portais interativos para hospedar as suas vídeo-aulas, podcasts; poderá aproveitar o que está pronto na internet, e compartilhar materiais de outros pesquisadores no seu próprio portal; bem como, incentivar os estudantes para que, também, criem os seus próprios espaços de estudos na internet. Estes espaços virtuais podem servir como um ponto de encontro entre professores e estudantes, para além do horário da sala de aula. O Google apresenta o Google Classroom (https://www.google.com/edu/classroom/), que faz parte do Google Apps for Education, permite a criação, compartilhamento de conteúdos, e colocam os sujeitos como designers educacionais.
Cristiane Koehler
cristiane.koehler@gmail.com
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