Pular para o conteúdo principal

Defesa Tese de Doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)


Ontem, dia 17 de março de 2016, às 9h, na sala 329, no CINTED/PGIE/UFRGS iniciou a sessão de Defesa da minha Tese de Doutorado em Informática na Educação com o título: Interação Social em Rede e nas Redes: Contributos para uma Educação em Rede. Um dia muito, muito especial que ficará na minha memória. Agradeço imensamente à banca composta pelos Professores Doutores Eliseo Berni Reategui (PGIE/UFRGS), Marcelo Kunrath (PPGS/UFRGS) e Lúcia Amante (UAB-Portugal) e, à minha orientadora Professora Doutora Marie Jane Soares Carvalho (PGIE/UFRGS) e ao meu coorientador Professor Doutor Sérgio Roberto Kieling Franco. 

Com certeza, foi um dos dias mais importantes da minha vida e, encerro aqui mais um ciclo. Sou grata aos meus filhos Giordano Koehler e Leonardo Koehler que compreenderam a minha ausência; ao meu amor e companheiro de longa data Nederson da Silva Koehler que não mediu esforços para me apoiar durante todo o curso de Doutorado; a todas as pessoas da minha família; colegas e amigos, que partilharam desses últimos 4 anos de intensa dedicação à pesquisa, o meu muito obrigada. E, agradeço à minha orientadora Profa Marie Jane Soares Carvalho e ao meu coorientador Professor Doutor Sérgio Roberto Kieling Franco por todos os encontros de orientação que me auxiliaram muito a elaborar, desenvolver e concluir esta tese. Muito obrigada.

Cristiane Koehler. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.