Pular para o conteúdo principal

Por uma Educação em Rede: o que as redes sociais nos dizem ?



Hoje inicio uma série de posts sobre Educação em Rede, parte dos resultados da minha tese de doutorado (PGIE/UFRGS) que foi apresentada em 2016: Interação Social em Rede e nas Redes: contributos para uma educação em rede.

A quantidade de informações disponíveis sobre um determinado assunto é tanta que a dificuldade não é encontrar a informação desejada, mas organizá-la, interpretá-la e saber como utilizá-la. A proliferação dos sites de redes sociais tem sido tanta que, a cada dia, surge um novo site com novos recursos. 

As interações sociais nestes sites têm sido estudadas há algum tempo por vários pesquisadores e discutir sobre como estão se constituindo estas interações nos sites de redes sociais é uma questão atual e emergente no meio científico e acadêmico. 

O número de usuários de sites de redes sociais já ultrapassou 1,7 bilhões de usuários no mundo todo, e sabemos que muitas questões - econômicas, sociais, culturais e políticas - passaram a ser publicadas, compartilhadas e discutidas nesse no contexto dos sites de rede sociais. 

Por isso, inicio uma série de posts e vídeos falando sobre as perspectivas e os desafios de uma Educação em Rede na sociedade atual. Quais são os desafios das escolas ? Quais são os desafios dos professores ? Quais são os desafios dos alunos ? 

As pesquisas nos mostram o quanto as interações sociais em rede influenciam a vida das pessoas e as interações sociais em ambientes digitais possui um potencial a ser explorado para se pensar na Educação em Rede. 

Precisamos olhar a dinâmica das redes sociais - que nesse momento está potencializada pelos sites de redes sociais – e que proporciona uma conectividade maior entre as pessoas, além da facilidade de comunicação e de compartilhamento de informações. 

Estamos diante de uma sociedade extremamente conectada, que se comunica, compartilha e consome informações a cada instante. Estamos vivendo a era digital, a era do conhecimento e das redes sociais na internet. 

As interações em sites de redes sociais podem contribuir para pensarmos outros espaços e outros tempos na educação para além das salas de aulas tradicionais.

Essa é a proposta dos próximos posts, iniciar uma discussão sobre Educação em Rede e nas Redes. 

Quer saber mais sobre Educação em Rede ? Envia a sua mensagem no formulário. 

Até mais :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Poder das Conexões - Nicholas A. Christakis e James Fowler

Nesta semana iniciei a leitura do livro Connected de Nicholas Christakis e James Fowler (2009). Este livro trata do quanto as redes das quais fazemos parte influenciam nossas vidas, desde o trabalho, a saúde, as emoções, dentre outros aspectos.  Os autores mostram a partir de pesquisas científicas em diversas áreas do conhecimento  o quanto é importante as redes e, principalmente, as relações sociais possíveis nestas redes. O que é importante são as relações e as interações e não simplesmente um indivíduo em particular.  Precisamos compreender a quais objetivos as redes sociais servem ? Como as redes nos afetam ? Como e por que as redes sociais operam e quando elas nos beneficiam ? Como as redes funcionam ? Como são estruturadas ?  Estas e tantas outras questões são discutidas no primeiro capítulo deste livro, que proporciona uma leitura agradável e ao mesmo tempo, nos desafia a pensar sobre as nossas relações, nosso comportamento e sobre as coisas que acontecem conos

Desafios para a educação na sociedade do conhecimento - por Viviane Mosé

A filósofa Viviane Mosé apresenta, em vídeo , uma discussão sobre os desafios para a educação na sociedade do conhecimento. Segundo a filósofa, nos  últimos vinte anos houve uma mudança radical na sociedade que foi a democratização do conhecimento. A internet inaugura o que foi chamado de sociedade da informação , que logo mais tarde, passa a ser chamada de sociedade do conhecimento . A sociedade da informação disponibilizou o acesso a grandes bancos de dados para a tomada de decisão. Atualmente, com o advento das redes, mais especificamente, das redes sociais, o homem, além de ter acesso aos bancos de dados, também tem acesso a outras pessoas ao vivo e, em tempo real, para discutir questões que são do seu interesse. Logo, hoje tem-se uma sociedade do conhecimento que produz conhecimento em tempo real e, esse conhecimento pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora, a partir de um dispositivo móvel. Na sociedade do conhecimento, na sociedade em rede, o homem precis

Tendências para a Educação Superior (2014-2018)

O relatório HORIZON REPORT apresenta as 6 tendências e 6 tecnologias que fazem parte das perspectivas para o Ensino Superior no mundo até 2018. Este relatório é um esforço colaborativo da NMC e do EDUCASE, além de pesquisadores e professores preocupados em pensar as tendências para a educação nos próximos anos. Este relatório faz parte da décima edição e apresenta tendências para a educação nos diversos níveis de ensino, desde a educação básica até a educação superior.  O objetivo é identificar e descrever tecnologias emergentes que possam ter impacto na aprendizagem, no ensino e na pesquisa relacionada à educação.  Neste ano, 6 tendências e 6 tecnologias foram identificadas para serem implantadas num horizonte máximo de 5 anos.  Vamos conferir ?  Cristiane Koehler.